Moedas e creditos
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL
Moedas e Créditos
Professora: Mirizete de J. dos Santos
Introdução
Este trabalho descreverá sobre moedas e créditos, os quais são os meios usados para efetuar transações monetárias, são meios de trocas, que possuem seus valores e características. Ele também mostrará a evolução da moeda, desde o escambo até os dias atuais, sua oferta, criação, funções e falará também das principais moedas brasileiras, desde o pau-brasil até o real.
Conceito de moeda
Moeda é o meio usado para efetuar transações monetárias. É todo ativo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitação geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social. A moeda é utilizada para medir o valor de todos os bens e serviços. A moeda pode também ser conceituada como meio de trocas "que serve como medida de valor e que tem aceitação geral. Esta aceitação geral é um fenômeno essencialmente social. Além disso, como a moeda representa um poder de aquisição, desde o momento em que é recebida até o momento em que é dada em pagamento de outra transação, ela também se caracteriza como uma reserva de valor" (LOPES e ROSSETTI, 1991).
Historia da moeda
A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No início não havia moeda. Praticava-se o ESCAMBO, simples troca de mercadoria por mercadoria. Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram a ser mais procuradas e aceitas por todos, assumiram a função de moeda, circulando como elemento trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o valor. O ESCAMBO apresenta alguns problemas no que se refere ao desenvolvimento das atividades econômicas de uma maneira geral. Ele exige uma dupla coincidência de desejos, porque quem pescasse e quisesse, por exemplo, um machado, teria que achar outra pessoa que fabricasse machados e quisesse, exatamente, peixes. Outro