Relatório I
Verificar a deformação que um peso provoca numa haste flexível do dinamômetro.
Material:
Base metálica;
3 barras metálicas;
Régua graduada fixada em um suporte;
Conjunto de pesos de 1gf, 2gf, 3gf, 4,gf, 5gf, 10gf, 15gf e 20gf.
Introdução
Dinamômetro, do dicionário, é um instrumento destinado a medir forças por meio da deformação caudada por essas sobre um sistema elástico. Esse aparelho também é usualmente usado para a medição do peso de um objeto. A graduação de um dinamômetro no Sistema Internacional de Unidade (S.I.) é em Newtons.
Procedimento
A construção do dinamômetro consistiu em colocar duas barras metálicas na posição vertical, de frente uma para a outra (a uma distancia de mais ou menos 30cm), presas a uma base metálica. Uma terceira barra ligava as duas em seus topos, deixando a estrutura firme. A uma das barras na posição vertical foi presa uma haste flexível, na posição horizontal. Sob essa haste flexível foi amarrada uma linha num ponto qualquer (no caso, a 2cm da ponta) e nessa linha foram pendurados os pesos utilizados no experimento. Ao colocar uma régua ao lado da haste do dinamômetro no momento que não sofria ação de nenhum peso, a medida onde se localizava sua ponta foi considerada zero. Ao colocar cada peso sob a haste, ela era deslocada para baixo, era medida a nova posição de sua ponta. A variação da haste flexível será chamada de ∆d e foi medida em centímetros, os pesos estão na unidade grama-força. O gráfico é de gf x cm.
Tratamento de Dados
Tabela:
Gráfico: Na folha de papel milimetrado.
Conclusão
Pode-se dizer que o experimento atingiu seu objetivo com sucesso. É possível perceber que as cinco primeiras medições são bem próximas, aumentando mais a diferença nas três últimas. O que faz sentido, pois os cinco primeiros pesos só amentam em 1gf o anterior. Enquanto os três últimos pesos aumentam em 5gf o anterior. As medidas não podem ser consideradas cem