Relatorio de estagio I
Orientações
O Relatório de estágio I – Estudo da realidade territorial é um elemento importante para o desenvolvimento do trabalho social. Podemos caracterizá-lo como conhecimento da realidade, que envolve a informação, o levantamento de dados e o posicionamento dos envolvidos. É a principal ferramenta para delinear um retrato do território, da dinâmica social e das famílias que nele vivem. Desta forma, essa leitura de realidade deve partir não apenas de dados estatísticos e informações objetivas do território, mas, também devem ser consideradas as dinâmicas sociais, os conflitos e disputas, a cultura local, e, especialmente o pensam, sentem e propõem os sujeitos que nele vivem.
Para elaborar o Estudo da realidade das famílias e do território, procede-se ao levantamento de dados das famílias para conhecer o perfil social, econômico, cultural e organizativo das famílias, bem como conhecer suas necessidades e demandas da população é o ponto de partida e o alicerce do trabalho social.
Esse levantamento de dados implica no estabelecimento de uma relação de confiança com as famílias residentes no território, que abrem as portas de seus lares, confidencia particularidades de suas vidas, que devem ser respeitadas em seu direito a privacidade. Importa lembrar que o sigilo das informações sobre as famílias é um direito social que está expresso no Código de ética do assistente Social. Desta forma, na composição do relatório de Estágio I, o aluno (a) deverá realizar o exercício de leitura dos dados levantados nas diversas áreas as quais foram coletados dados, aprofundando a reflexão e o conhecimento da realidade a luz de referencia teórica para que venham ampliar o retrato da realidade territorial.
O aluno (a) deverá construir Produção Textual (Relatório de Estágio I) que contemple Introdução, Desenvolvimento,