Relatório I
Professor Diego H. O. Machado
Experimento I
Instrumentos de medidas
Bipolos elétricos: resistor e lâmpada.
Adriano Sakaguchi - 141011742
Diego de Toledo Ruy - 811696
Gustavo Gomes - 141010461
Henrique Barreto - 141012171
Sumário
1 - INTRODUÇÃO
2 - OBJETIVOS
3 - EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
4 – PROCEDIMENTO
5 – RESULTADOS E DISCUSSÃO
6 - CONCLUSÃO
7 – BIBLIOGRAFIA
Introdução
Um resistor é um material elétrico, com amplo uso em eletrônica devido à sua característica de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do chamado efeito Joule, assim limitando a passagem de corrente elétrica pelo circuito montado.
Efeito Joule tem esse nome em homenagem ao físico britânico James Prescott Joule. Esse efeito pode ser entendido a partir dos milhares de choques que ocorrem entre os elétrons, pode ser percebido nos aquecedores em geral, tal como nos chuveiros elétricos e ferro de passar roupa.
Quando um resistor é percorrido por uma corrente elétrica ocorrem choques entre os elétrons. Em consequência desses milhares de choques ocorre o aumento na temperatura do resistor, esse aumento de temperatura pode danificar o resistor caso não ocorra a troca dessa energia (calor) com o meio ambiente.
Resistência elétrica e Lei de Ohm
Ao analisar, na primeira metade do século XIX, características de materiais submetidos a potenciais diferentes e as correntes originadas nesses, George Simon Ohm verificou que, para vários materiais, existia uma proporcionalidade entre a d.d.p (diferença de potencial, ou seja, tensão elétrica) e a corrente elétrica. Isso significa, por exemplo, que ao dobrarmos a tensão aplicada a esse material, a intensidade de corrente elétrica também dobraria. Ou seja:
Colocando isso em um gráfico de , obtém-se uma reta:
Do gráfico dessa reta, se obtém uma constante, e para essa constante se dá o nome de Resistência Elétrica (), com a unidade Ohm, em homenagem ao mesmo George Simon Ohm pela sua