Design gráfico em tempos de guerra
Rubens Rangel Silva
Universidade Federal de Minas Garais
Resumo: O que é um protesto sem cartaz? É o cartaz político que amplifica e faz ecoar o grito de um povo que quer mudanças. O cartaz é linguagem gráfica na escala do corpo e tem ampla afinidade com a militância política. Este artigo tem por objetivo analisar a importância e o impacto da mídia cartaz nos protestos brasileiros de 2013. Analisar esse material pode colaborar para a manutenção da memória social brasileira, para a investigação da relação dessa produção com uma possível afirmação de uma identidade visual nacional e para a verificação da “tradição” de cartazes no Brasil como fragmento da história de uma nação.
Palavras-chave: design gráfico, conflitos políticos e cartaz de protesto.
Abstract: What's a protest without a poster? It is the political poster that amplifies and echoes the cry of a people who wants change. The poster is a graphical language in body scale and has strong affinity with political activism. This article aims to examine the importance and impact of the poster media on the 2013 Brazilian protests. This material analysis can contribute to the Brazilian social memory keeping, to the investigation of this production relationship with a possible claim for a national branding and to a check on the "tradition" of posters in Brazil as a fragment of the history of a nation.
Keywords: graphical design, political conflicts and protest poster.
1. INTRODUÇÃO
No, la pintura no está hecha para decorar las habitaciones. Es un instrumento de guerra ofensivo y defensivo contra el enemigo.
Plablo Picasso
A humanidade tem uma trajetória contínua de guerras e conflitos e o design gráfico tem papel importante nessa história. Assim como a obra Guernica (1937), de Pablo Picasso (1881-1973), o cartaz pode configurar-se como instrumento de impor supremacia ou salvaguardar interesses