Resumo richard hollis
HOLLIS, Richard. Design Gráfico: Uma História Concisa / Richard Hollis ; tradução
Carlos Daudt. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 250 p.
Biblioteca Particular
No capítulo introdutório o autor apresenta o leitor às origens da comunicação visual.
Explica que o design gráfico busca escolher as entre as diversas representações gráficas aquelas que quando combinadas possam melhor transmitir idéias.
Diz ainda que muitas vezes o design lança mão da combinação de imagens e palavras para obter um resultado melhor, mas que seu grande desafio é – por meio de variações diversas - romper com as limitações impostas pela ausência da inflexão sonora, conseguindo dar voz ao texto e conferir à mensagem gráfica uma expressão única. Para isso, o contexto é importante, pois é ele que agrega significado aos símbolos gráficos.
O autor segue diferenciando o design da arte, explicando que ao contrário desta, aquele não é a voz de seu criador (o designer), sendo funcional e servindo aos propósitos do cliente que paga por ele, além de ter orientação à reprodução mecânica.
Mais adiante explica que a profissão de designer gráfico só passou a existir em meados do século XX, evoluindo a partir do trabalho dos “artistas comerciais” (tipógrafos, layoutistas e ilustradores) que agregaram diversas habilidades gráficas num perfil que passou não somente a realizar todos os trabalhos de publicidade impressos em jornais e revistas como o próprio design desses veículos.
Explica também como o ofício foi se sofisticando à medida em que os layouts simples – preto e branco impressos em papel – foram levando em conta outros elementos, como a cor, os espaços vazios, as relações entre os feitios das letras do alfabeto de herança romana e até mesmo as dobras e formatos, fazendo com que o profissional gráfico precisasse compreender não somente as relações entre os elementos mas também noções de ritmo e seqüência.
O autor encerra a introdução explicando que ao