Relatório Viscosidade
RESUMO 2
NOMENCLATURA 2
1 INTRODUÇÃO 3
2 MATERIAIS E MÉTODOS 4
2.1 MATERIAIS 4
2.2 MÉTODOS 5
2.2.1 VISCOSÍMETRO DE MAC MICHAEL 5
2.2.2 VISCOSÍMETRO DE STOKES 5
2.2.3 COPO FORD 6
3 RESULTADOS E DICUSSÃO 7
3.1 VISCOSÍMETRO DE MAC MICHAEL 7
3.2 VISCOSÍMETRO DE STOKES 8
3.3 COPO FORD 8
4 CONCLUSÃO 9
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
RESUMO
Foi realizado um estudo sobre viscosidade, que pode ser imaginada como sendo a “aderência” interna de um fluído, utilizando o Viscosímetro de Mac Michael, Viscosímetro de Stokes e o Copo Ford. Através dos resultados obtidos foi possível avaliar cada um dos viscosímetros, observando, por exemplo, a eficiência e praticidade do Copo Stokes, que é bastante utilizado na indústria.
NOMENCLATURA
μ – viscosidade;
T – torque; n – rotações por minuto;
F – força; b – tamanho do braço; ρ – densidade;
V – velocidade de escoamento; g – aceleração da gravidade;
Dp – diâmetro da partícula; v – viscosidade cinemática.
Peso específico da água= 1000Kgf/m3 ρóleo= 895,8Kg/m3
1 INTRODUÇÃO
A viscosidade pode ser imaginada como sendo a “aderência” interna de um fluido. É uma das propriedades que influencia a potência necessária para mover um aerofólio através da atmosfera.
Ela é responsável pelas perdas de energia associadas ao transporte de fluidos em dutos, canais e tubulações. Além disso, a viscosidade tem um papel primário na geração de turbulência. Nem seria necessário dizer que a viscosidade é uma propriedade extremamente importante a ser considerada nos estudos de escoamento de fluidos. Sendo que a taxa de deformação de um fluido é diretamente ligada à viscosidade do fluido. Para uma determinada tensão, um fluido altamente viscoso deforma-se numa taxa menor do que um fluido com baixa viscosidade.
As forças viscosas se opõem ao movimento de uma do fluido em relação à outra. A viscosidade é a razão pela qual você realiza um esforço para remar em uma canoa se deslocando em águas calmas,