Relatório Titulação
PROFESSOR LUIZ GUSTAVO DUTRA
EQUIPE: DIEISON OLESCOWICZ
DIOGO LUIZ FRUET
MARCEL SAMISTRARO
LUIGI PANCERI
AULA PRÁTICA O3: TITULAÇÃO
RIO DO SUL, AGOSTO DE 2014
I.
Introdução
O processo de determinação da concentração de uma solução ou de um
reagente pela reação quantitativa com uma solução de um segundo reagente cuja concentração é conhecida, a solução padrão, este processo é designado titulação. O processo de titulação consiste em medir o volume preciso da solução padrão a da amostra a ser titulada contendo junto com a mesma um indicador para marcar ponto de equivalência. O ponto final de uma titulação, onde se observa a olho nu mudança de cor ou pH, deve coincidir com o ponto de equivalência ou estar muito próximo dele. A diferença entre os pontos de equivalência e final se chama intervalo do indicador. (Vogel, 2008).
Na titulação ácido-base utiliza-se uma solução padrão acida, ou básica, para titular uma base ou ácido. Nesta titulação faz-se uso de indicadores de cor, que modificam a cor da solução no ponto de equivalência.
O ácido clorídrico é uma ácido inorgânico, forte, facilmente ionizável (Lorena,
2014), e altamente higroscópico, este ácido se dissolve muito bem em agua, é usado na hidrolise acida de madeiras, limpeza de equipamentos, catalizador de reações, produção de cloretos metálicos. Este ácido está presente no nosso estomago, pode ocasionar muitos problemas quando entra em contato com a pele por ser corrosivo e perigoso para saúde do homem.
A fenolftaleína é um indicador de pH que em meio ácido é incolor, em meio básico é rosa, apresenta-se geralmente solida e com coloração branca, é insolúvel em agua, possui indicação do ponto de viragem que vai de 8 a 10 (pH).
O hidróxido de sódio tem aspecto escamoso, cor branca e inodoro. É aplicado em fabricação de sabões, alvejamento, fabricação de ácido oxálico e sais de potássio, reagente em química analítica, uso medicinal, fósforos,