Estudante
LATIM
PROFESSOR CASSIANO
ANAUÃ MARQUES RA00150933
TRABALHO – LITERATURA LATINA (LUCANO)Marco Aneu Lucano ( Marcus Anneus Lucanos, Corduba, Hipânia, 3 de novembro de 39 d.C. - Roma, 30 de novembro de 65 d.C.), nascido em Corduba, Hispânia em 3 de novembro de 39 d.C. foi um poeta romano que apesar da sua vida curta foi um dos poetas mais importantes do período clássico do latim. Por ser jovem e ter aptidão, teve este destaque entre os poetas da época. Lucano era sobrinho de Sêneca (advogado, escritor e intelectual do Império Romano), e fez parte da fracassada conspiração de Caio Calpúrnio Pisão (senador romano) contra a vida do imperador Nero. Lucano foi preso e obrigado a cometer suicídio. A única obra de Lucano que sobrou foi “Farsália”, uma epopeia inacabada.
Lucano era neto de Sêneca, o Velho e cresceu com Sêneca, o Moço como seu tutor. Ele era de família rica, então conseguiu estudar retórica (arte de usar uma linguagem para comunicar de forma eficaz e persuasiva), em Atenas, na Grécia, e provavelmente, segundo pesquisar, foi educado por seu tio filosoficamente na corrente estoica (ensinava que as emoções destrutivas resultam de erros de julgamento, e que um sábio, ou pessoa com "perfeição moral e intelectual", não sofreria dessas emoções).
Lucano encontrou sucesso durante o reinado de Nero, sendo amigo do imperador, que concedeu a ele um cargo de questor mesmo sem ter atingido a idade exigida para exercer esse cargo, que era o primeiro passo da hierarquia política da Roma Antiga. Ele venceu um prêmio em 60 d.C. por improvisar de Orpheus (Orfeu) e Laudes Neronis (“Louvores a Nero”) na Nerônia, uma série de jogos realizados a cada quinze dias em homenagem ao imperador, e novamente foi premiado ao ser nomeado áugure pelo imperador. Nesta época estavam circulando seus três primeiros livros de seu poema Pharsalia ou Farsália, que contavam um pouco da história da guerra civil entre Julio César e Pompeu.
Em um