Relatório Titulação
1 INTRODUÇÃO
No dia 17 de junho de 2011 os alunos do 1° período de Agronomia participaram de uma aula prática, realizada no laboratório de microbiologia, no qual foram apresentados para os discentes os principais materiais utilizados em analises químicas e os métodos para a prática da titulação.
Uma das aplicações da Titulação é a determinação da concentração de um ácido (ou de uma base) de concentração desconhecida pela reação de neutralização de uma base (ou ácido) de concentração conhecida. Esse procedimento é conhecido como Titulação ácido-base e a solução de concentração conhecida são chamadas de solução titulante ou simplesmente titulante.
Assim a objetivo da aula foi conhecer e manusear os materiais necessários ao processo de analises químicas e reconhecer os procedimentos realizados em uma titulação.
2 PRINCIPAIS MATERIAIS UTILIZADOS NO LABORATÓRIO
Pera de sucção: usada para auxiliar nos procedimentos de pipetagem.
Microscópio: aparelho óptico utilizado para visualizar estruturas minúsculas.
Bico de Bunsen: funciona a gás e serve para o aquecimento de materiais não-inflamáveis.
Suporte Universal: Um tipo de suporte que sustenta todos os tipos de materiais de laboratório, composto por uma placa de ferro, e uma barra de ferro onde se colocam garras, prendedores e argolas para segurar os equipamentos.
Tubo de ensaio: usado para testar reações com pequenas quantidades de reagentes.
Vidro de relógio: usado para pesar pequenas quantidades de substâncias, para evaporar pequenas quantidades de soluções e para cobrir béqueres e outros recipientes.
Erlenmeyer: Muito utilizado em preparações de soluções químicas, devido o formato afunilado de seu bico, que não deixa a solução respingar.
Proveta ou cilindro graduado: para medir e transferir volumes de líquidos e solução (não é muito preciso).
Balão volumétrico: para preparar volumes precisos de soluções.
Pipeta graduada: para medir e transferir