Relatório titulação
Titulação consiste em um processo experimental e analítico para determinar a concentração de certa substância desconhecida em solução (solução titulada), através de um reagente também em solução, porém cuja concentração é conhecida (solução titulante).
Há várias maneiras de se conduzir as titulações como, por exemplo, utilizando reações ácido-base, precipitação ou oxirredução. Neste relatório será mostrado e discutido o procedimento de titulação, com base em um experimento de reação ácido-base.
Partindo do princípio de que ácidos são neutralizados por bases para se formar sal + água, e que a concentração do titulante é conhecida, fica fácil descobrir a concentração do titulado.
Para que a concentração seja descoberta é necessário saber qual o ponto de equivalência, também conhecido como ponto de viragem, que é justamente o ponto no qual as quantidades estequiométricas se equivalem.
Uma forma de saber exatamente o ponto de equivalência é utilizar um marcador como a fenolftaleína, por exemplo. A fenolftaleína é uma tintura que fica incolor em soluções ácidas e rosa em soluções básicas, sendo assim, logo que todo o ácido for neutralizado pela base, a solução mudará de cor, tornando-se rosa claro neste caso. Essa mudança de cor sinaliza o ponto final da titulação, o que costuma estar muito próximo do ponto de equivalência.
Neste experimento foi utilizado o ácido oxálico (HOOC-COOH) que é um ácido natural e o ácido acético e, portanto, reagem com uma base tal como o hidróxido de sódio (NaOH). A solução com o ácido é colocada em um balão volumétrico com um indicador ácido-base (fenolftaleína), que muda de cor assim que o pH da solução da reação muda (Ver imagem A). O Hidróxido de sódio em solução aquosa, cuja concentração é perfeitamente conhecida é colocado em uma bureta. Em seguida, o Hidróxido de sódio da bureta é lentamente adicionado, através de gotejamentos, à solução do balão volumétrico. No ponto em que a quantidade de OH- adicionada iguala-se