Teoria da contabilidade
R: A contabilidade não é uma ciência exata, mas sim uma ciência social aplicada, pois trata do patrimônio, que é gerado ou modificado por ação humana ou de um conjunto de pessoas, dentro de uma sociedade, com implicações internas e externas dado as variações nesse patrimônio afeta de alguma forma o meio em que está inserido.
Ciências sociais é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui Antropologia, Biblioteconomia, Estudos da comunicação, Economia, Administração, Arqueologia, Contabilidade, Geografia "Geografia humana", História, Linguística, Ciência política, Estatística, Psicologia social, Direito, Filosofia e Sociologia.
2. Qual é o momento em que a Contabilidade é vista como Ciência? O que se poderia entender como Ciência?
A Contabilidade, como ciência, teve sua primeira manifestação apenas no século XV, com a publicação, em 1494, da obra de Luca Pacioli (1445-1517), intitulada Summa de Arithmetica, Geometrica, Proportioni et..
3. Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV.Sobre o Método das Partidas Dobradas, Frei Luca Pacioli expôs uma terminologia adaptada. Acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prática que se usa até hoje.
4. Enquanto declinavam as escolas européias, floresciam as escolas norte-americanas com suas teorias e práticas contábeis, favorecidas não apenas pelo apoio de uma ampla estrutura econômica e política, mas também pela pesquisa e trabalho sério dos órgãos associativos. O surgimento do American Institut of Certield Public Accountants foi de extrema importância no desenvolvimento da Contabilidade e dos princípios contábeis; várias associações empreenderam muitos