Relatório titulação potenciométrica de aminoácidos
Os aminoácidos são as unidades fundamentais das proteínas. Possuem características estruturais em comum, tais como a presença de um carbono central, quase sempreassimétrico ligado a um grupo carboxila, que faz com que ele tenha caráter ácido, um grupo amina,que lhe oferece uma característica básica, um átomo de hidrogênio e um grupo R. Existem 20 tipos de aminoácidos que apenas se diferenciam pelo seu radical, o grupo R, que define uma série de característicasdos aminoácidos, tais como polaridade egrau de ionização em solução aquosa. A característica ácido-básica dos gruposcarboxila e amino, respectivamente, dão o caráter anfótero dos aminoácidos, que é a capacidade de doar e receber prótons.
A curva de titulação de aminoácidos tem como característica duas ou três regiões tamponantes, em que o pH se mantém e se iguala, na primeira região, ao pKCOO- e na segunda, ao pKNH2 e, caso haja uma terceira, se iguala ao pK da região ionizável do radical. Uma mudança drástica do pH é observada em um momento do gráfico onde a curva fica acentuada, sendo este o ponto isoelétrico do aminoácido, que é eletricamente neutro. Como os valores de pK são característicos de cada aminoácido, consequentemente, cada um deles possui uma curva de titulação específica.
O objetivo do experimento era identificar o aminoácido que foi utilizado através da sua curva de titulação e dos seus valores de pK, além de analisar o efeito do pH sobre a estrutura de aminoácidos.
Materiais e Métodos:
2 pipetas graduadas de 10 mL;
Pêra;
3 béqueres;
Potenciômetro;
Papel absorvente;
Bureta;
Suporte universal;
Pisseta;
Água destilada;
Solução NaOH 0,1 mol/L;
Aminoácido desconhecido (B)0,1 mol/L;
HCl 0,1 mol/L;
Bastão de vidro.
Inicialmente, usou-se água destilada para limpar a bureta e remover quaisquer resíduos. Posteriormente foi preenchida com NaOH, a fim de aclimatá-la, e logo em seguida, essa solução foi retirada.
Em um béquer, pipetou-se,primeiramente, 10 mL da