Relatório teor de álcool na gasolina
Está experiência tem como objetivo determinar a quantidade de álcool misturada na gasolina, por meio de adição de água destilada, em uma proveta contendo gasolina, para verificar se o teor de álcool está dentro dos limites estabelecidos pelo Governo Federal.
INTRODUÇÃO
Por decreto do Governo Federal toda a gasolina produzida no Brasil é misturada com 20% a 25% de etanol, isto se deve a diversos fatores, entre eles a questão econômica devido ao elevado custo do petróleo, o álcool é adicionando a gasolina como forma de amenizar o composto e de amenizar o custo do composto ao consumidor.
Ultimamente se tornou comum nos postos de abastecimento do país, encontrar gasolina adulterada. Isto forçou a ANI (Agencia Nacional de Petróleo), responsável pela regulamentação de setor, a intensificar a fiscalização em todo território brasileiro. Uma das principais formas de adulteração é um aumento acima do permitido de etanol na gasolina.
A uma certa quantidade de água destilada dentro de um funil de separação apresentou duas fases: uma contendo gasolina pura e a outra etanol e água destilada. A experiência teve como objetivo verificar a porcentagem do etanol na gasolina, que misturada.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
MATERIAIS
Funil com válvula
Proveta
Gasolina
Água destilada
PROCEDIMENTO
Fechar funil, inserir 50ml de gasolina na proveta, e colocar no funil. Depois inserir 25ml de água destilada na proveta junto com a gasolina. Agitar o funil para misturar os elementos.
Agitar 5 vezes, manter em repouso o funil de separação durante 5 minutos.
Abrir a válvula do funil para gotejar o V H2O + etanol (água com etanol álcool da gosolina) verificar quantos ml dessa mistura foi adquirida, e fazer um cálculo para verificar quantos ml de álcool foi misturado na gasolina.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Feito a experiência podemos observar no funil, a separação