Relatorio Teor de Alcool em Gasolina
Curso de Ciências Biológicas
2013 – 2º semestre
TEOR DE ÁLCOOL EM GASOLINA
RESUMO
O presente trabalho descreve a prática Teor de álcool em gasolina, realizada no Laboratório de Química do Centro Universitário UNA, Campus Guajajaras.
O propósito da atividade experimental foi aprender as técnicas do teor de álcool em gasolina, bem como aprender a determinação do teor de álcool em gasolina comercial.
No primeiro procedimento aprendeu-se as técnicas e procedimentos de adição de solução saturada de sal de cozinha (NaCl) em gasolina; no segundo procedimento aprendeu-se como medir as diferenças de volumes das substancias misturadas e no último procedimento aprendeu-se como calcular o teor de álcool em gasolina.
SUMÁRIO
RESUMO 2
1 INTRODUÇÃO
A gasolina tem uma propriedade muito importante que é a octanagem, isto é, a capacidade da gasolina de resistir à detonação também conhecida como “batida de pino”.
Uma das substâncias adicionadas a gasolina é o álcool etílico, que tem como função aumentar a octanagem em virtude do seu baixo poder calorífico, além de propiciar uma redução na taxa de produção de CO (monóxido de carbono).
O aprendizado permitiu a separação de um componente de uma mistura homogênea (álcool presente na gasolina), através de outra mistura (solução saturada de cloreto de sódio). Isso possibilita também realizar um dos testes e saber se a gasolina comum está dentro do padrão estabelecido para consumo.
O teor de álcool em gasolina é uma quantidade aproximada entre 18 a 25% da solução de gasolina estabelecido pela Resolução CIMA (conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool). Quantidades superiores ou inferiores da estabelecida podem prejudicar causando maior propensão à corrosão, maior regularidade nas manutenções do carro, aumento do consumo e aumento de produção de óxidos de nitrogênio.
Na determinação do teor de