Teor de alcool na gasolina - relatorio
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
-----------------------------------------
QUÍMICA GERAL
PRÁTICA 13 - TEOR DE ETANOL NA GASOLINA
FORÇAS INTERMOLECULARES
CRUZ DAS ALMAS – BA, 2013.
------------------------------
QUÍMICA GERAL
PRÁTICA 13 - TEOR DE ETANOL NA GASOLINA
FORÇAS INTERMOLECULARES
Relatório apresentado com requisito parcial para aprovação na Disciplina Química Geral, no Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, na
Univesidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Professor: -------.
CRUZ DAS ALMAS – BA, 2013.
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ETANOL NA GASOLINA
O documento presente o se encontra o relato da determinação do teor de etanol na gasolina e explicado porque é possível obter um resultado satisfatório usando o conceito de Forças Intermoleculares. Ao decorrer do processo utilizaremos a definição de solubilidade e sua relação com as forças citadas acima.
OBJETIVO
O experimento do teor de etanol na gasolina, vamos determinar qual a porcentagem de etanol na gasolina utilizada e compará-la com o limite estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo (teor entre 22% e 26% em volume).
INTRODUÇÃO
Para compreender o experimento mencionado deve-se ter em mente o conceito de Solubilidade e Forças intermoleculares.
Solubilidade é a máxima quantidade possível de um soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura. Mas a solubilidade de qualquer substância depende entre outras coisas, do tipo de solvente no qual o soluto está disperso.
A variação da solubilidade de um soluto para outro depende da polaridade (que é a capacidade de que as ligações possuem de atrair cargas elétricas): “Semelhante dissolve semelhante”, não é uma regra geral.
Forças Intermoleculares é a força de interação entre os campos magnético das moléculas, existem três tipos de interação entre elas:
• Ligação de Hidrogênio -