Relatorio Determinação do Teor de Álcool em Gasolina
A Gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos voláteis contendo quantidades variáveis de hidrocarbonetos aromáticos em adição aos alcanos. Em um motor automotivo, uma mistura de ar e vapor de gasolina é comprimida por um pistão e depois incendiada por uma centelha elétrica. A queima da gasolina deve criar uma expansão forte e regular, forçando o pistão para cima e fornecendo força ao longo do eixo acionador do motor.
A octanagem de uma gasolina é uma medida de sua resistência à detonação. As gasolinas com alta octanagem queimam-se mais regularmente e são, por isso, combustíveis mais eficientes. A Taxa de octanagem da gasolina também aumenta com a adição de determinados compostos chamados agentes antidetonadores, ou melhoradores de octanagem. Até meados dos anos 70 o principal agente antidetonador era o tetraetil de chumbo, ( C2H5)4Pb. Entretanto , ele não é mais usado por causados perigos ambientais do chumbo e porque envenena conversores catalíticos.
O Brasil foi um dos países pioneiros a proibir a utilização do chumbo (símbolo: Pb) como aditivo para a gasolina, sendo eliminado totalmente em 1992.O chumbo é um metal pesado que, além de tóxico e cancerígeno, desativa os sistemas de catalisadores de escapamento dos automóveis, responsáveis pela redução das emissões dos poluentes.A nossa especificação, idêntica à dos países que não permitem chumbo na gasolina, define um teor máximo de 0,005g/L (gramas de chumbo por litro de gasolina). Esta quantidade não significa tolerância com a presença de chumbo, sendo apenas o limite inferior de detecção do método ASTM D-3237, o que equivale a dizer que, em todas as especificações mundiais onde aparece o limite de 0,005g/L, significa que as gasolinas são isentas de chumbo.
Em aula realizamos o experimento que visa avaliar o teor de álcool na gasolina, e para este, utilizamos água e solução saturada de NaCl, A adulteração da gasolina consiste na adição de solventes como tolueno ou adição de