Determinação do teor de gasolina
Determinação do teor de etanol na gasolina
Nesse relatório estão contidas informações sobre o processo de verificação do percentual de etanol em uma pequena amostra de gasolina.
2012
Juazeiro do Norte- CE
28/05/2012
Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
Aula prática de Química Biológica realizada no dia 25/04/2012.
Turma B
Juazeiro do Norte- CE
28/05/2012
Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
Determinação do teor de etanol em amostra de gasolina
Juazeiro do Norte- CE
28/05/2012
Título: Determinando o teor de etanol na gasolina.
Resumo
A gasolina comercializada no Brasil não é pura, nela há etanol, mas a quantidade não é sempre a mesma, por isso através de um experimento conseguimos saber a quantidade de álcool presente nela. Na experiência foi colocado em uma proveta uma solução saturada de NaCl e gasolina em mesma quantidade e dessa forma conseguimos saber qual é a quantidade de etanol presente na gasolina. Nesse relatório será explicado detalhadamente o que foi feito para encontrar o teor de etanol contido na gasolina.
Introdução
A gasolina é um produto combustível derivado do petróleo. Uma das propriedades mais importantes da gasolina é a octanagem, que mede a capacidade de resistência da gasolina á detonação. A detonação leva a perda de potência e pode causar sérios danos ao motor. Existe um índice mínimo permitido de octanagem para a gasolina comercializada no Brasil, que varia conforme seu tipo. O álcool etílico tem vital papel na combustão da gasolina, pois sua função é aumentar a octanagem em virtude do seu baixo poder calorífico. A porcentagem de álcool, que tem padrão de 18% a 24% , é regulamentada por lei. Isso gera vantagens, mas gera desvantagens também, como maior propensão à corrosão, maior regularidade nas manutenções do carro, aumento do consumo e de produção de óxidos de nitrogênio. Existem alguns procedimentos utilizados para se determinar o teor de