Relatório sobre determinação de etanol na gasolina
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
IARLA AMORIM
HEMILLI QUEIROZ
RELATÓRIO DA 5ª AULA PRÁTICA DE QUÍMICA
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
ILHÉUS
18/06/2012
IARLA AMORIM
HEMILLI QUEIROZ
RELATÓRIO DA 5ª AULA PRÁTICA DE QUÍMICA
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
Relatório apresentado como parte dos critérios de avaliação da disciplina QUÍMICA BÁSICA. Turma: P(02). Dia da realização do experimento: 11/06/2012.
ILHÉUS
18/06/2012
1 – INTRODUÇÃO: O preço e a qualidade da gasolina comercializada no Brasil tem sido um assunto muito questionado, por isso, a determinação da sua composição é importante, devido a algumas formas de adulteração com solventes orgânicos que prejudicam os motores dos automóveis. O etanol é um componente da gasolina que é frequentemente comentado. Ele atua como um antidetonante e está substituindo o chumbo, pois o mesmo apresenta alta toxicidade. O teor do etanol da gasolina deve estar entre 22% e 26%, segundo a Agência Nacional do Petróleo – ANP, sendo que a falta ou excesso desse componente interfere na qualidade do produto.
2 – OBJETIVOS: Obter a quantificação do etanol na gasolina através de análise absoluta.
3 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Para a realização do experimento, foram utilizados: Proveta de 25ml, Pipeta de 25 ml, Pêra, Água, Gasolina, Bastão de vidro. Em uma proveta de 100ml, adicionou-se 25ml de gasolina, e em seguida 25ml de água, registrando o volume obtido. Agitou-se durante um minuto com o bastão de vidro e depois se esperou 15 minutos.
4 - RESULTADOS E DISCUSSÕES: Após agitar o líquido por 15 minutos observou-se que a quantidade de gasolina diminuiu, enquanto a fase aquosa, inicialmente de 25ml, sofreu um aumento após a mistura da água com o etanol e passou para 28,2ml. A porcentagem de etanol presente na gasolina pode ser calculada a partir desse aumento do volume da