Agregando pessoas
Os processos de agregar pessoas possui principalmente duas posições: A abordagem tradicional e a abordagem moderna. Na primeira, há o predomínio do enfoque operacional e burocrático, onde o importante é a correta execução dos procedimentos de recrutamento e seleção, foca-se o processo e não o resultado para a organização.
Já na abordagem moderna o enfoque é estratégico, focalizando a eficácia, buscando através do processo de recrutamento a aquisição de novas habilidades e competências para que a empresa alcance seus objetivos. Sendo assim, cada candidato é tratado como se fosse o futuro presidente da empresa, o que realmente pode vir a acontecer.
O recrutamento serve para divulgar no mercado oportunidades que as empresas oferecem para profissionais com determinadas características.
O texto fala também sobre Mercado, que vem a ser o espaço de transações, de trocas entre quem oferece um produto ou serviço e quem procura por um produto ou serviço. O mercado de trabalho(MT) é formado pelas oportunidades de trabalho que as organizações oferecem, sendo elas, portanto, parte de um MT.
O MT vive em contínuas mudanças, podendo estar em situação de oferta(onde as os profissionais disponíveis são insuficientes para preencher as suas posições em aberto), ou em situação de procura(as oportunidades de trabalho são menores do que a procura delas). Quando acontece a situação de oferta, os candidatos podem escolher as organizações que oferecem as melhores oportunidades e os maiores salários e podem deixar seus atuais empregos em busca de melhores oportunidades, já quando está sem situação de