Planejamento de Recurso Humanos Necessários e Agregando Pessoas: Etapas e Processos
A imagem que uma empresa tem diante do mercado, faz com que se torne um fator positivo importante para atrair talentos, quando ela abre um processo de recrutamento, alguns critérios e fatores tornam estas empresas atraentes e como sendo considerada “as melhores empresas para se trabalhar” por isso tem maior poder de atração de talentos profissionais, o mesmo também podemos observar em empresas que não divulgam seu processo ou tem o mesmo mal conduzido, tornando-os extremamente caros e falhos as vezes.
O processo de capitação de talentos compreende etapas distintas, começando por definição das estratégias distintas, como; definição dos perfis, decisão de recrutamento interno ou externo, onde encontram e divulgar a vaga para encontram os perfis esperados, características esperadas para o cargo.
A partir do momento que se conhece as competências esperadas que será definida junto a direção é possível estabelecer o profissional que se precisa. Identificar quais as necessidades, valores, atitudes, conhecimentos e experiências necessárias para o futuro colaborador, sendo necessário para este colaborador e para a empresa que o mesmo possa agregar valor a empresa, ou seja, para formular o perfil é necessário que os profissionais da área, os chamados “caça talentos”, recrutadores conheçam o negocio da empresa, saber exatamente o que é esperado dele, conversar ate mesmo com os colegas que irão receber este novo colega. Além disso tem que se avaliar como será divulgada esta vaga, através de cartazes, recomendações, agencias, internet, rede sociais, todos os possíveis meio disponíveis. Após a analise e seleção inicial fica então a pergunta: Somente isso bastará para que o mesmo ocupe o cargo? Não é necessário que este no futuro possa ampliar sua área. É isso que as organizações esperam! “O recrutamento é um processo de comunicação bilateral”, ou seja, as ferramentas usadas