As pesquisas científicas e o capitalismo
Diana Caroline da Costa Palheta
INTRODUÇÃO
Este artigo aborda algumas ideias concernente ao campo da pesquisa e propõe uma discursão através de duas perspectivas que problematizam se a pesquisa é realizada para a produção do conhecimento ou para o capitalismo. Destaca o papel da pesquisa na sociedade e de como o conhecimento produzido por ela é obtido . Baseado no filme O Óleo de Lorenzo o artigo tem como foco evidenciar a íntima relação que há entre a pesquisa e o capitalismo.
1-Por que Pesquisar?
De modo geral pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento e tem como objetivo gerar ou repudiar algum conhecimento pré-existente. É um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual se desenvolve. A pesquisa também pode ser compreendida como atividades organizadas pela busca de um conhecimento. Pesquisamos por haver em nós a necessidade de compreender natureza e a realidade a qual estamos imersos, que faz questão de se modificar gradativamente e gerar em nós o sentimento de dominação.
Entretanto entre as questões permeiam esse campo é importante refletirmos diante de situações as quais nos colocam em certo desconforto quando se trata de dois questionamentos que serão enfatizados: Pesquisar para a produção de conhecimento ou para o capitalismo? O primeiro questionamento faz referência à própria disciplina metodologia da pesquisa, a qual nos permite concluir que pesquisamos, por haver em nós a necessidade de explicar os fenômenos naturais e ou sociais a partir de métodos científicos que inclui observação e experimentação. E é a partir desses métodos que chegamos até o conhecimento, uma vez que : .
“Método é o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão de modo refletido e deliberado”( Hegenberg, 1976: II- 115)
O campo da pesquisa tem sido utilizado como um meio que não prioriza a produção do