Relatório Tensão Superficial
A tensão superficial é definida como uma força contrativa que opera no perímetro da superfície livre para o ar e que tende a comprimi-la. A força necessária para romper a ligação entre as moléculas na superfície pode se medir, supondo arrancar uma fina agulha da superfície de um líquido. Esta força é proporcional ao comprimento da parte da superfície que foi rompida, o que é igual ao dobro do comprimento da agulha, pois a película da superfície circunda ambos os lados da agulha.
Considerando que a massa, m, da agulha não é desprezível definimos a Tensão Supercial do líquido como: É a ação da tensão superficial que faz com que as gotas tendam a ser esféricas na ocasião de sua formação, na procura de minimizar a área superficial da gota.
RESULTADOS
A prática iniciou-se com o experimento para a determinação do raio de um tubo. Para isto foi utilizado um pequeno tubo de vidro, o qual teve sua massa determinada estando seco e vazio (m1) e, posteriormente, cheio de água (m2). A altura (h) foi medida com o auxílio de um paquímetro. Estes dados foram aplicados na seguinte fórmula (considerando-se µH20 = 0,998 g/cm³):
r= √((m_1-m_2)/(π×h×μ_H20 ))
Seguiu-se para o cálculo da Ascenção Capilar. Utilizando o mesmo pequeno tubo seco, este foi colocado em contato com om líquido (álcool). O lado superior do tubo foi tapado e, com o auxílio de um paquímetro, foi medida a altura da coluna de líquido (processo repetido por três vezes) e utilizou-se o valor médio. Os dados descritos acima foram aplicados na seguinte fórmula (µliq = 0,81 g/cm³; g = 978,21 cm/s²):
T_S=(r×h_A×g×μ_liq)/2
CONCLUSÕES
Concluiu-se que no experimento descrito acima, todos os valores determinados experimentalmente foram correspondentes aos valores esperados (r = 0,05 cm; TS = 23,57 Poisé). Não foram encontradas grandes dificuldades, nem influências externas que alterassem os resultados.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
UFSC. Tensão Superficial. Disponível em: .