Relatório solução tampão
[...]
[...] a água é fator de produção e de proteção à saúde pública, sendo um patrimônio do planeta essencial à vida humana, animal e vegetal pela alta relevância ao desenvolvimento sustentável em benefício da sociedade. Sem água não poderíamos conceber como seria a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. Água com boa qualidade e suficiência gera riquezas e propicia vida saudável.
(MAlA NETO, 1977, p. 21-22).
A análise do texto e os conhecimentos sobre a água e sua importância como recurso natural para a vida do planeta permitem afirmar:
01. A crescente demanda para a produção de alimentos, para as indústrias e para a geração de energia, aliada ao gerenciamento precário, ao desperdício, à falta de conservação e à poluição, vem gerando a escassez de água em várias áreas do planeta.
02. As doenças de veiculação hídrica – cólera, hepatite, febre tifóide, leptospirose, verminoses e gastroenterites, entre outras – representam um alto percentual das enfermidades no mundo, provocando, a cada ano, centenas de milhares de mortes, em sua maioria de crianças nas regiões subdesenvolvidas.
04. O saneamento básico – abastecimento de água potável, rede de esgoto e coleta de lixo – é de fundamental importância para a saúde, constituindo uma necessidade a fim de se evitarem óbitos e/ou despesas de alto custo para a recuperação da qualidade dos cursos d’água, caracterizando-se o valor social da água pela proteção à saúde pública.
08. A crescente demanda de água nas áreas urbanas – associada à diminuição de recursos hídricos aproveitáveis, em virtude de os cursos