trabalhos
Na cultura organizacional a direção não acontece apenas por vontade própria de cada administrador; ela precisa ajustar-se à cultura da empresa. Mas o que significa cultura organizacional? É um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu para resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna e funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros.
Alguns autores vêem a cultura organizacional como o modo costumeiro ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhadas por todos os membros da organização e as quais os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma. Cada organização tem a sua cultura, e denominamos a isso cultura organizacional ou cultura corporativa e que ela mantém, cultiva. E por essa razão que algumas empresas são conhecidas por algumas peculiaridades próprias. Assim, a cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas e compartilhados por todos o membros da organização. A cultura organizacional é como se estivéssemos observando um iceberg. A parte superior é visível enquanto a inferior fica oculta sob as águas e fora da visão das pessoas. Da mesma forma a cultura organizacional mostra aspectos formais e facilmente perceptíveis, como as políticas e diretrizes, os métodos e os procedimentos, os objetivos, a estrutura organizacional e a tecnologia adorada. Toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas:
• Artefatos: são todas as coisas que, no conjunto definem uma cultura e revelam como a cultura lhes dá atenção, fazem parte do primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Ao percorrer os escritórios de uma empresa pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, que coisas