Relatório sobre slides Sequência de Fibonacci
SEQUÊNCIA DE FIBONACCI E A RAZÃO ÁUREA
Leonardo de Pisa também conhecido como Fibonacci , foi um matemático italiano, Ficou conhecido pela descoberta da seqüência de Fibonacci. Foi ele também quem introduziu os algarismos árabes na Europa. Estes suplantaram rapidamente os algarismos romanos pela facilidade de se calcular juros (principalmente a igreja). A famosa seqüência de reprodução do casal de coelhos apresentada por Fibonacci culmina na seqüência: os dois primeiro termo da seqüência sendo 0 e 1 depois encontre os outros termos somando os seus dois números antecessores. Assim, temos 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181, 6765, 10946, 17711... e assim sucessivamente esta é seqüência de Fibonacci
A seqüência de Fibonacci está presente na natureza. Por exemplo, nos ramos e troncos das plantas.
O Nautilus é um dos seres vivos que apresenta a razão áurea em seu desenvolvimento, sendo assim chamado de Espiral de Ouro.
Anexando dois quadrados com lado=1, teremos um retângulo 2x1, sendo o lado maior igual à soma dos lados dos quadrados anteriores. Anexamos agora outro quadrado com lado=2 (o maior lado do retângulo 2x1) e teremos um retângulo 3x2. Continuamos a anexar quadrados com lados iguais ao maior dos comprimentos dos retângulos obtidos no passo anterior. A seqüência dos lados dos próximos quadrados é: 3,5,8,13,... ou seja a seqüência de Fibonacci.
A proporção áurea ou número de ouro ou número áureo é uma constante real algébrica irracional e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. O número áureo é aproximado pela divisão do enésimo termo da Seqüência de Fibonacci pelo termo anterior. Essa divisão converge para o número áureo conforme tomamos n cada vez maior.
Na obra de Mona Lisa, no Pathernon, entre outras obras clássicas ou inspiradas no renascimento ou classicismo grego apresentam a proporção áurea e conseqüentemente na