O conceito de bioma
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ-CERES
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: FITOGEOGRAFIA DO BRASIL
DOCENTE: PROF. DR. DIÓGENES COSTA
Resenha; LM, Coutinho. O conceito de bioma. Associação Brasileira de Botânica. p13-26. 2006.
O termo Bioma designa uma região de terra com características climáticas específicas que possui um sistema biológico e ecológico homogênio e que se inter-relaciona, com determinadas características que a identificam, o autor retrata a preocupação com os problemas ambientais decorrentes de várias atitudes prejudiciais ao meio ambiente, assim ele procura nos mostrar a opinião de vários autores que tem opiniões diferentes sobre o surgimento de biomas, ele procura retratar que alem de uma crise de extinção, ainda temos a crise dos Biomas que é resultante da destruição dos ambientes naturais onde espécies surgiram e se desenvolveram.
Coutinho em seu texto como realmente os biomas foram surgindo, diz ele que esse surgimento foi devido às formas de crescimento, por exemplo, árvores, arbustos, ervas também consideradas por ele e outros autores como forma de vida. A fitofisionomia é uma característica morfológica da comunidade vegetal, e ainda segundo esses mesmos autores propuseram “formação” como uma unidade fisionômica. Segundo o que eles a Formação se compõe de associações que se diferenciam em sua composição floristica que coincidem em relação a lugar e suas formas biológicas.
Quanto aos biomas brasileiros, suas características são muito específicas, porém há uma grande diversidade de animais e vegetações. Como alguns exemplos de Biomas Brasileiros temos, Caatinga, presente na região do sertão nordestino, caracteriza-se por uma vegetação de arbustos médio, secos e com galhos retorcidos, Cerrado – está situada no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás, com uma rica biodiversidade que se caracteriza pela presença de arbustos e galhos