Bioma
Diversos conceitos de Bioma
Devido ao crescimento desenfreado da sociedade há o agravamento dos problemas ambientais. Cada vez mais há o aumento da demanda de nossa sociedade elevando assim a produção, o uso inadequado de recursos naturais renováveis e não renováveis, a poluição, o modo incorreto de depositar os lixos de grandes pólos industriais.
Com o aumento das queimadas nas regiões de florestas, o desmatando, o avanço de fronteiras agrícolas e detrimento de áreas naturais, há o aumento de emissão de gás carbônico na atmosfera causando o efeito estufa e conseqüentemente aumentando o buraco na camada de ozônio sobre o pólo sul.
Todos esses fatores indicam que além da crise de extinção das espécies existe uma crise maior a ‘’crise de biomas’’ é um agravamento maior, pois trás a destruição dos ambientes naturais onde espécies surgiram e foram se desenvolvendo. Se esses habitats for destruído conseqüentemente essas espécies desaparecerão ou poderão se deslocar e distribuírem ocorrendo também o deslocamento de biomas.
O Brasil já possui áreas ameaçadas, a distribuição de tipos de plantas variando valores de parâmetros como a fotossíntese, evapotranspiração e distribuição das raízes afetam a produção e umidade do solo ocorrendo modificações significativas. A distribuição e a existência dos seres vivos no planeta tem sofrido grande agravamento por causa das atividades humanas feitas de forma inadequada.
Muitos consideram o bioma uma área de espaço geográfico com dimensão até superior a um milhão de km², representada por um tipo de ambiente que é identificado e classificado de acordo com macro clima, a formação, o solo, a altitude e a decorrência de fogo natural são elementos de importância que determinam certos ambientes terrestres.
Há diversos conceitos em relação à origem e evolução dos biomas. A maioria dos autores propõem uma tentativa fisionômico e ecológica de classificação na formação de vegetais na terra através de classes de