Relatório sobre Peneiras
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Departamento de Química e Engenharia Química (DEQ)
ENQ 272 – LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA II
NOME:
MATRÍCULA:
Mateus Tomaz Neves
TURMA:
P1 6ªf / 08 – 10h
PRÁTICA:
65294
Prática 3 – Tamização e Classificação Granulométrica
1. INTRODUÇÃO
O conhecimento do tamanho e da distribuição de partículas é um pré-requisito fundamental para muitas operações de produção e processamento envolvendo sistemas de matéria particulados.
O método mais comum utilizado são as peneiras padronizadas. Peneira é uma superfície contendo certo número de aberturas de igual tamanho. A superfície pode ser plana (horizontal ou inclinada) ou cilíndrica. Peneiramento (também chamado de granulometria) é definido como o processo de separação de sólidos por diferenças de tamanho em peneiras.
O peneiramento é usado para separar os produtos em pó em frações de diferentes tamanhos, para análise do tamanho de partículas (análise granulométrica) ou determinar a distribuição de tamanho de produtos granulares.
Uma única peneira separa apenas duas frações, chamadas de não classificadas, pois só é conhecida uma medida extrema. Entretanto, quando utilizamos mais de uma peneira, é possível conhecer as chamadas frações classificadas, com especificações de tamanhos máximo e mínimo das partículas.
A especificação das peneiras (série Tyler) é baseada no número de aberturas em cada polegada linear, medida ao longo de um fio. Na utilização de peneiras para classificação de tamanho de partículas (classificação granulométrica), a amostra é passada por uma série de peneiras com malhas progressivamente menores.
Várias são as distribuições de tamanhos de partículas que podem ser utilizadas para caracterização de um material particulado, podendo estas ser do tipo de distribuição por números, superfície, massa ou volume. Os resultados das distribuições podem ser obtidos na forma diferencial ou