Relatório sobre ligações químicas (ligação de hidrogênio, dipolo e etc)
As forças intermoleculares são forças que mantêm as moléculas de um determinado composto unidas entre si.
LIGAÇÃO DE HIDROGÊNIO
Quando uma molécula tiver um H ligado a um elemento eletronegativo (F,O,N) haverá uma grande polarização da molécula, sendo assim, se esta molécula aproximar de uma outra molécula que possuir F,O,N ocorrerá a formação da Ligação de Hidrogênio que é uma força bastante intensa em relação às outras forças intermoleculares.
Este tipo de ligação é um caso especial de ligação dipolo-dipolo, só ocorrendo então entre moléculas polares.
Exemplo: moléculas de água, de NH3, de H-F em H2O, ou NH3 formam ligação de hidrogênio entre si.
FORÇAS ÍON-DIPOLO A hidratação é um exemplo de interação íon-dipolo, pois a molécula de água é polar, tem dois pares de elétrons que não estão fazendo ligações. Quando um íon está em uma solução contendo água, certo número de moléculas de água irão se ligar a esta íon, por causa das diferenças de cargas entre as moléculas de água e o íon.
Se nesta solução tivermos um CÁTION, a carga parcial negativa do átomo de oxigênio da água irá se aproximar do cátion, devido a sua carga positiva, e em conseqüência, os átomos de hidrogênio da água que tem carga parcial positiva irão ser repelidos pelo cátion. Espera-se então que as moléculas de água se aglomerem ao redor do cátion com os átomos de oxigênio apontando para o centro, e os átomos de hidrogênio apontando para o exterior.
A situação inversa será vista se analisarmos um ÂNION, nesta situação os átomos de hidrogênio das moléculas de água estariam apontando para o centro, enquanto os átomos de oxigênio das moléculas de água, estariam apontando para o exterior.
FORÇAS DIPOLO-DIPOLO É uma interação entre moléculas polares, um exemplo deste tipo de interação é vista, por exemplo, no cloro-metano (CH3Cl), que tem uma carga parcial negativa no átomo de Cl, e uma carga parcial positiva espalhada pelos átomos de H.
Quando estas moléculas estão num