Quimica
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
CURSO DE QUÍMICA
LABORATÓRIO
PRÁTICA 4
LIGAÇÕES QUÍMICAS (Compostos iônicos e moleculares) E FORÇAS INTERMOLECULARES
CAROLINE DOS SANTOS SILVA
GABRIEL POMPERMAYER
JÉSSIKA DE OLIVEIRA GARCIA
JULIANA KARLA PEREIRA
KELLY CRISTINA OLIVEIRA PISSINATTI
VITOR OLIVEIRA DUTRA BERTOL
VITÓRIA
2013
1. RESUMO
Relacionar as propriedades macroscópicas das substâncias (ponto de fusão, solubilidade e condução de corrente elétrica) com o tipo de ligação molecular e interação intermolecular. Analisar a condutibilidade elétrica de compostos iônicos e moleculares. As propriedades das substâncias são muito utilizadas para saber como os compostos reagem entre si, para transmitir ou não condutibilidade elétrica. Por fim, como aula prática laboratorial, diversas experiências foram feitas como comprovação no que fora descrito acima e através deste relatório descrever o que foi feito.
Palavras-chave: LIGAÇÕES QUÍMICAS. ELETRÓLITOS. COMPOSTOS IÔNICOS. MOLECULARES.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
2.1- Ligações químicas
As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem moléculas. A união estabelecida entre átomos não ocorre de qualquer forma, devendo haver condições apropriadas para que a ligação entre os átomos ocorra, tais como: afinidade, contato, energia, etc. As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos, que se transformam em íons que se mantém unidos via a denominada ligação iônica. Outro tipo de ligações químicas ocorre através do compartilhamento de elétrons: a ligação covalente. Dá-se o nome de molécula apenas à estrutura em que todos os seus átomos conectam-se uns aos outros de forma exclusiva via ligação covalente.
2.1.1 - Ligações iônicas ou Eletrovalentes
Ligações Iônicas é um tipo de ligação química que ocorre entre um metal e ametal. Ela se baseia na atração eletrostática entre dois