relatório sobre emoções
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EFG 005 - PSICOLOGIA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ALEXANDRE BRANDÃO DE SANTANA
RESENHA CRÍTICA:
MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO
Salvador
2014
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EFG 005 - PSICOLOGIA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ALEXANDRE BRANDÃO DE SANTANA
RESENHA CRÍTICA:
MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO
Esta resenha destina-se a avaliação da primeira unidade, cujo objetivo é desenvolver um entendimento da visão do autor mais de uma forma critica. Da disciplina de psicologia e relações interpessoais. O mediador do conhecimento (a) Nara cortes
Salvador
2014
REEVE, Johnmarshall. Natureza da emoção: cinco questões permanentes. In: REEVE, Johnmarshall. Motivação e emoção. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. Cap. 11. p. 189-207. Tradução de: Luís Antônio Farjado Pontes e Stella Machado.
Reeve Johnmarshall professor de psicologia da educação tem como linha de pesquisa os aspectos da motivação humana e emoção com ênfase na relação professor-aluno. Autor de três livros, Johnmarshall, trata das etapas que compõem as emoções humanas, em um dos seus livros: Motivação e emoção (2006).
Dificilmente saberíamos responder aos sermos questionados sobre o que é emoção. No entanto, Reeve (2006) tenta elucidar esse questionamento no início do capítulo 11, trazendo abordagens de autores a fim de, encontrar uma definição precisa do que é a emoção.
Em síntese, emoção é a reação final de fatores externos e internos, que o autor detalhou na figura 11.1. Quatro: componentes da emoção. Os quatro componentes da emoção são: sentimentos, excitação corporal, social-expressivo e sentido de propósito. Sendo, social-expressivo e sentido de propósito eventos significativos da vida que interferem diretamente nas emoções.
A emoção está relacionada à motivação por duas formas: motivo que é impulsionadora do comportamento assumindo