RELATORIO DE LORENNA
318 palavras
2 páginas
IDENTIFICAÇÃO:Universidade Tiradentes
Curso Direito
Disciplina: Direito Processual Civil II
Docente: Alisson Aragão
Discente: Lorenna Lays da Silva Nascimento
OBJETIVO:
Relatório de pesquisa individual sobre a palestra Emoções: amor, carinho, sexo, felicidade e tristeza, ministrada pelo Prof. Dr. Aldaci Ferreira Rezende, na SEMEX, no dia 27 de março de 2015.
DESENVOLVIMENTO:
A palestra sobre Emoções abordou conceitos e teorias, as classificações e definições, acrescentando suas funções, enfatizando principalmente o amor, o carinho, o sexo, a felicidade e a tristeza. O estudo das emoções é um tema bastante difundido, pois trata de um assunto que interfere diretamente no comportamento humano em relação aos diversos meios sociais que o cerca, como também suas relações interpessoais.
Pinto (2001) defende que a emoção é uma experiência subjetiva que envolve a pessoa toda, a mente e o corpo. Dentro do processo neurobiológico, conforme Damásio diz, consiste numa variação psíquica e física, desencadeada por um estímulo. E, que sentimento e emoção são dois processos que se relacionam, porém são distintos. Sentimento é orientado para o interior e emoção é orientada para o exterior.
Existem a emoções primárias e as secundárias. A primeira incorpora o medo, a raiva, a tristeza e a alegria. São emoções que estão com o indivíduo desde que nascem. As secundárias são também chamadas de sentimentos sensoriais, pois são mais complexas que as primárias. O indivíduo adquire essas emoções com sua experiência e convívio em comunidade no seu dia a dia e passar dos anos, dependendo de situações, podendo ir e vir rapidamente ou não. São as emoções da inveja, do ciúme e vergonha.
O entender das emoções é muito importante com relação a nossa sobrevivência enquanto seres Humanos. Somos seres com uma biologia elaborada e de emoções bem perceptíveis. Mas é importante que sejam combinadas com o uso da racionalidade e do pensamento analítico e investigativo. Cultivando a tolerância e