mlk sujo
Apostila 2
Cap.4: Armazenagem
Muitas das oportunidades de obtenção de maiores lucros encontram-se atualmente na esfera da administração de materiais. E, nesta, o setor de armazenagem é o que pode possibilitar maiores economias.
A armazenagem não é um problema isolado em si mesmo - como nada na economia - e deve ser entendida em seu contexto. Independente do modo como foi embalado o material (palete, recipiente de madeira ou metálico, berço) ou de como a carga foi manuseada (empilhadeira, ponte rolante, transportadores), a etapa seguinte é o armazenamento. E a melhor forma de guardar materiais é aquela que maximiza o espaço disponível nas suas três dimensões: comprimento, largura e altura.
Até algum tempo atrás, o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura. Em geral, o espaço destinado ao armazenamento era sempre relegado ao local menos adequado. O mal aproveitamento do espaço industrial tornou-se um comportamento anti-econômico. Ao mesmo tempo, constatou-se que uma das formas de se garantir a produção é manter as quantidades corretas de matéria-prima estocada.
Racionalizar a altura ocupada foi a solução para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de materiais. Somente guardar mercadorias com o maior cuidado possível , acondicioná-las ou transportá-las bem, não era mais suficiente.
Assim, partindo do velho conceito das prateleiras, de armários, foram criadas as estruturas metálicas que, aos poucos, junto com os paletes, evoluiu para as estruturas porta-paletes.
4.1 Fatores :
Vantagens da Armazenagem:
1. Necessidade de compreensão das diferentes capacidades das fases da produção:
Necessidade da fixação do volume ótimo da produção de componentes e produtos, e conseqüente diminuição do tempo de preparação;
Necessidade da aplicação das técnicas de produção mais aperfeiçoadas para obtenção de produção mais racional, como é o caso da produção em série;