Relatório sobre eletrodeposição e eletrólise
Aprender como produzir gás hidrogênio e gás oxigênio por meio da eletrólise e hidrogênio por reações químicas e aprender como ocorre a eletrodeposição catiônica no laboratório.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Para efetuarmos a eletrodeposição do íon Cobre sobre a moeda, conectamos uma corrente negativa sobre a moeda e positiva no emaranhado de cobre, isso tudo dentro de uma solução de sulfato de cobre bastante diluída. Observamos que começou a ocorrer a formação de pequenas junções de cobre ao redor da moeda. Analisando o que aconteceu, percebemos que pela característica de atração do cobre dissolvido na água pela carga negativa, ocorreu que assim o cobre foi até a moeda carregada eletronegativamente originando a eletrodeposição.
(Figura 1: eletrodeposição do cobre. Foto tirada pelo grupo)
Na eletrólise da água foi posicionado na reação dois eletrodos de grafite, um conectado à polaridade positiva e o outro na negativa. Ao colocarmos os dois em uma solução aquosa contendo NaCl, ocorreu a formação do gás hidrogênio e oxigênio. A equação da reação é: H2O → 2H+ + O-2. A formação se deve pelo fato da energia dada para o sistema romper a ligação entre os átomos, assim atraindo para o eletrodo negativo os átomos de hidrogênio e respectivamente os átomos de oxigênio para o eletrodo positivo, onde nós conseguimos observar a considerável diferença de volume ocupado pelo gás hidrogênio, que é dada pela proporção 2:1 de átomos de hidrogênio para oxigênio.
(Figura 2: Eletrólise da água, retirada pelo grupo)
Após fazermos a eletrólise, fizemos duas reações químicas para liberar o gás hidrogênio: uma delas entre ácido clorídrico e ferro que consistia em adicionar uma palha de aço à uma solução bem diluída de ácido clorídrico, liberando bolhas de gás hidrogênio que puderam ser vistas através da reação química 2HCl + Fe → FeCl2 + H2 , e outra envolvendo uma solução de NaOH em meio aquoso junto a um pequeno pedaço de alumínio formando aluminato de