Relatório Semestral Entendendo os Negócios Sociais no Brasil
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - DIPPG
Coordenadoria de Pesquisa e Estudos Tecnológicos - COPET
RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
ENTENDENDO O EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Aluno(s):
Richard Alexandre da Costa de Oliveira (Engenharia de Produção / 5° período) Bolsista CEFET/RJ
Orientador:
Magda Lauri Gomes Leite
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Março / 2013
RESUMO
O empreendedorismo social (ES) é usado para se referir ao número crescente de organizações que criaram modelos para atender de forma eficiente às necessidades humanas básicas que os mercados e instituições existentes não conseguiram satisfazer. Os estudos sobre ES podem oferece insights que podem estimular ideias para estratégias de negócios mais socialmente aceitáveis e sustentáveis., e assim contribuir diretamente para desenvolvimento sustentável.
A proposta deste artigo é analisar diferentes teorias sobre SE e confronte-las com diferentes iniciativas de SE na cidade do Rio de Janeiro. O projeto terá o foco em iniciativas que tenham como objetivo, sustentabilidade social, econômica e impacto ambiental. Dessa forma, procura-se estimular o crescimento de iniciativas que através do empreendedorismo atingem diversas esferas de desenvolvimento de forma sustentável e replicável.
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, a sociedade foi questionada de diversas formas sobre seu crescimento e a sustentabilidade do modelo econômico. Marcada por situações como morte por inanição em algumas regiões em quanto outras as pessoas falecem por obesidade, a sociedade começou a reparar até onde a economia contribui para essa realidade e o que poderia ser feito para confronta-la.
O consumo indiscriminado dos recursos naturais como petróleo, fez os olhos se abrirem para um consumo mais sustentável e a necessidade de respeito e consciência pelo uso dos recursos. O