Relatório sedimentação
Laboratório de Engenharia Química
Prática 3: Sedimentação
18/06/2010
Profª: Maria Luisa
Grupo 3: Ana Paula da Silva Grangeiro Fábio Guedes Manuela Roccio
1. SINOPSE
1. Finalidades de Objetivos Neste experimento serão determinados os parâmetros essenciais para um projeto de um sedimentador contínuo, a partir de um ensaio em escala laboratorial de uma sedimentação em batelada, que simulassem as condições operacionais neste equipamento. Esses parâmetros são: a altura e a área da seção transversal e são determinados em duas etapas de cálculos distintas.
2. Descrição da Experiência
Através de um ensaio em batelada (teste de proveta), pode-se observar como é o mecanismo de sedimentação em um reator contínuo, que acontece por conseqüência da ação da gravidade decorrente da diferença entre as massas específicas da água e do CaCO3. A variação da concentração da suspensão com o tempo cria várias zonas de concentrações distintas. O teste de proveta realizado consistia na adição de uma suspensão homogeneizada de CaCO3 a 6% (p/v) à uma proveta de 1000 mL e na realização de medições de tempo, a cada 50 mL de suspensão decantada. Com os dados obtidos no teste e com o auxílio do método de Kynch, foi possível determinar altura e área do sedimentador contínuo que trate suspensão numa vazão de 5 m3/h de modo a dobrar a concentração dos sólidos da lama.
3. Equações Envolvidas nos Cálculos
Os dados obtidos no teste de proveta foram utilizados de acordo com o Método de Kynch, no qual se admite que a velocidade de sedimentação seja proporcional à concentração dos sólidos suspensos, sendo possível