Relatório Parasitologia- Sedimentação espontanea
SÃO LUÍS
2014
INTRODUÇÃO
Método Sedimentação espontânea
Sedimentação espontânea: método de Hoffmann, Pons e Janer ou método de Lutz. Este método permite o encontro de ovos e larvas de helmintos e cistos.de protozoários. Baseia-se na diluição das fezes na água e sedimentação.
Parasitológico de fezes por Paratest
O exame de fezes oferece subsídios valiosos, quando criteriosamente solicitado e executado. O exame parasitológico de fezes abrange pesquisa de trofozoítos e formas císticas dos protozoários, assim como larvas e ovos de helmintos. Este método baseia-se na visualização de trofozoítos e/ou cistos de protozoários e larvas e/ou ovos de helmintos por sedimentação espontânea no do próprio coletor Paratest, após diluição e preservação de certa de 1 grama do material fecal em formalina tamponada a 5%, já contida no coletor.
MATERIAIS UTILIZADOS
Sedimentação espontânea
Cálice de decantação
Gaze dobrada em 4
Água destilada
Bastão de vidro
Lâmina e lamínula
Lugol
Microscópio Óptico
Parasitológico de fezes por Paratest
Lâmina de vidro
Lamínulas
Kit Paratest
Lugol
Microscópio Óptico
METODOLOGIA
Sedimentação espontânea
1. Colocou-se aproximadamente 2g de fezes em um Becker ,com cerca de 5ml de água destilada. Respeitando-se a proporção para correta diluição.
2. Misturou-se as fezes com água com bastão de vidro. Acrescentou-se mais água destilada;
3. Filtrou-se a suspensão através de gaze cirúrgica dobrada em quatro .
4. Deixou-se sedimentar. O tempo varia entre 1 a 24 horas;
5. Após o tempo de sedimentação, introduziu-se uma pipeta até o fundo do tubo. Para isso, obstrui-se a saída da pipeta com o dedo indicador e colou-se cuidadosamente no cálice para não re-suspender o sedimento. Somente liberou-se a saída quando a pipeta já estiva no fundo do cálice.
6. Coletou-se uma pequena quantidade,