Relatorio De Parasitologia 1
Curso - Análises Clínicas – ACN 010
Relatório de Parasitologia
Nome: Tatiana Pereira nº
Nome: Lilian Souza nº
Nome: Mayara Sousa nº
Nome: Marina Mayumi nº
Nome: Ana Paula nº
Nome: Audrea Porto nº
Nome: Claudia Vitória nº
MÉTODO DE SEDIMENTAÇÃO ESPONTÂNEA
É um tipo de exame parasitológico de fezes. Consiste basicamente na mistura das fezes com água, onde será filtrada por uma gaze cirúrgica e deixado em repouso, formando uma consiste sedimentação dos restos fecais ao fundo do cálice. Essa sedimentação é inserida em lâmina, feito um esfregaço e observado em microscópio. Este método detecta a presença de cistos de protozoários e larvas de helmintos.
MATERIAL UTILIZADO
Amostras de fezes
Espátula
Água
Copo descartável
Cálice de Hoffman
Gaze
Lugol
Estante para tubo de ensaio
Tubo de ensaio
Funil
Lâmina
Lamínula
Microscópio
CENTRIFUGAÇÃO
É um processo de separação em que uma amostra fluida é submetida a um aparelho centrifugador, utilizado para acelerar a sedimentação, onde o corpo mais denso da mistura deposita-se no fundo do recipiente devido à ação da gravidade, período de espera 2 minutos.
MATERIAL UTILIZADO
Amostra diluída
Centrifuga
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para a realização da aula prática do método de Hoffmann foi necessário coletar amostras de fezes. Após colocar os equipamentos de segurança (luvas e jaleco) e com o material já disponível usou-se uma espátula de madeira para retirar uma pequena amostra de fezes do recipiente. Em seguida esta foi colocada em um copo plástico, posteriormente foi adicionada um pouco de água e com a mesma espátula foi utilizada para mexer todo o conteúdo a fim de homogeneizá-lo, em seguida o homogeneizado foi despejado nas gazes, que ficará em cima do cálice, para assim ocorrer à filtração, uma vez o filtrado dentro do cálice colocamos em uma centrifuga por aproximadamente 2 minutos. Após, a gaze, o copo plástico e a espátula