Relatório de aula prática de parasitologia
Relatório 1º
*INTRODUÇÃO
“Ao investigar a esquistossomose, Adolpho Lutz desenvolveu um método para o enriquecimento de ovos de S. mansoniem fezes humanas, método de uso generalizado hoje, e cuja descoberta é atribuída a Hoffman, Pons e Janer. Ao descreverem o método em 1934, esses cientistas afirmaram que na bibliografia consultada não havia evidência de que a sedimentação tivesse sido empregada anteriormente com o fim específico de se pesquisarem os ovos de S. mansoni. No entanto, Lutz já havia registrado que o exame tornava-se mais fácil pela lavagem repetida das fezes, seguida de sedimentação simples ou centrifugação. Assim obtinha-se um sedimento contendo quase exclusivamente corpúsculos amiláceos e ovos de parasitos. O método de sedimentação atual constitui apenas uma padronização do processo proposto por Lutz.
Esse método é utilizado para evidenciar ovos pesados de helmintos quando a sedimentação ficar por um período de tempo de, no mínimo, 2 horas, e para os ovos leves de helmintos e cistos de protozoários quando a sedimentação de no mínimo 24 horas.”
O presente relatório tem como objetivo fundamental a explicação da ultima aula pratica de parasitologia na data de 11 de março no ano corrente (2013) administrada pela professora Zulane Lima que teve em seu pensamento passar para nós alunos do 4º semestre de enfermagem como se desenvolve na maneira correta o método de Lutz.
*OBJETIVO
Realizar o método de sedimentação espontânea e analisar a amostra em questão. Mas acredita o grupo que o maior objetivo do mesmo é aprender a usar o método de Lutz em sua totalidade de conhecimentos, e usa-lo da maneira correta de se administrar nós como futuros enfermeiros não usaremos esse conhecimento prático em nosso dia-a-dia profissional, mas é justo assim como as outras categorias de profissões da área da saúde apreender esse método pois o conhecimento sempre é bem vindo e o mesmo abre espaço para qualquer profissional, especialmente