relatório aula pratica parasitologia
A Entamoeba coli é um protozoário do género ameba não patogénico encontrado no intestino grosso dos humanos. Locomove e se alimentam através de pseudópodes e, além disto, este protozoário pode ser encontrada na forma de cisto ou trofozoíto referentes as formas encontradas da Entamoeba coli.
Esta presente aula prática teve como o principal objectivo fazer a identificação de parasitas e os respectivos ovos nas amostras através do método directo usando lugol e solução salina em que foi colocado gotas de solução salina numa lâmina, depois e colocado um pouco de fezes com espátula e depois analisada no microscópio, sendo aplicado mesmo procedimento para lugol.
No método de wills os fezes foram colocados num tubo de ensaio com cloreto de sódio, em seguida diluída no cloreto. O tubo de ensaio foi completado com solução saturada de Nacl depois colocou-se a lamela em cima após alguns minhotos colocou-se na lâmina e foi levado para microscópio.
O parasita identificado foi entamoeba coli, e não foi identificado ovos dos parasitas.
Índice
Resumo 1
Índice 2
Introdução 3
Materiais e métodos 4
Resultado e discussão 5
Conclusão 5
Referências bibliográficas 6
Introdução
O Reino Protista inclui os protozoários e as algas unicelulares. Indivíduos parasitas existem apenas entre os protozoários, que são seres eucarióticos heterotrofos com parede celular proteica e glicogénio como material de reserva. Entre os protozoários parasitas, encontramos seres unicelulares de dimensões microscópicas, em torno de micrómetros (1 ƒÊm = 1 x 10-3 mm = 1 x 10-6 m), portanto são suficientemente pequenos para poderem viver até dentro de nossas células. Por isso, elas se adaptam ao contexto histórico onde foi empregada. Deste modo, dependendo do contexto e da época onde foi empregada, a taxonomia pode categorizar as espécies de modos diferentes. O critério taxionómico mais usado no passado para organizar as principais espécies de protozoários parasitas em filos e a existência,