Comportamento humano
DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Cada ser humano reage ao mesmo estímulo de maneira diferente e particular. Vários aspectos determinam as diferenças individuais do comportamento.
A existência de dois ou mais estados de equilíbrio do estudo da psicologia se deve a três causas: 1- A lógica do comportamento humano; 2- O aspecto impalpável do psiquismo; 3- A complexidade própria do comportamento humano.
A LÓGICA DO COMPORTAMENTO E A HISTÓRIA DE VIDA
A lógica do comportamento humano é estudada com técnicas e metodologia própria, diferente dos métodos usado pelas ciências exatas e por isso conclui-se que a psicologia estava comandada por conceitos morais.
Em 1879, foi batizado como o ano do nascimento da psicologia e foi montado o primeiro laboratório formal para pesquisas em psicologia na universidade de Leipizing.
Daí adiante, a psicologia toma notoriedade de estudo científica da experiência consciente. Entre os anos de 1883 a 1893 surgem quatro novos laboratórios de pesquisas psicológicas nos estados unidos e no Canadá.
A maioria dos pesquisadores do comportamento humano, nessa época, optou por usar uma abordagem matemático- dedutiva ou hipotético- dedutiva, apresentando o estabelecimento objetivo de suposições para posteriormente fundamentar a razão a dedução a partir delas.
Então se conclui que uma vez descobertas às leis que regiam o psiquismo, o comportamento das pessoas e calculado e até prenunciado não deixando mais dúvidas a respeito do assunto. Mas logo depois essa tese é derrubada; consequentemente a relação não exata como se deduzia, pois um mesmo estímulo não provoca respostas comportamentais iguais.
Conforme ás regras da lógica própria da vida psíquica o fato de dois adolescentes superprotegidos não necessariamente apresentaram o mesmo comportamento na fase adulta.
A respeito do estudo psiquismo humano, surgiram inúmeras concepções e o comportamento passa a ser entendido