Pre relatório sedimentação
A sedimentação se entende pela separação de líquidos e sólidos através da ação da gravidade, que assenta as partículas sólidas no fundo do recipiente. Tais recipientes geralmente são tanques cilíndricos conhecidos como sedimentadores. De acordo com a concentração da suspensão, os sedimentadores podem ser classificados em espessadores, que partem de soluções concentradas visando obter o mínimo possível de liquido, e em clarificadores, que envolvem suspensões diluídas, com o mínimo de sólidos possível em sua fase líquida.
Fatores que afetam a sedimentação:
•
tamanho, massa especifica e forma das partículas;
•
massa específica e viscosidade do fluído;
•
concentração da fase particulada;
•
características do sedimentador.
Fatores que afetam a velocidade de sedimentação:
•
a densidade do sólido e do líquido;
•
a forma das partículas e o diâmetro delas;
•
a viscosidade do fluído.
1.1. DECANTADORES PARA SÓLIDOS GROSSEIROS
A separação de uma suspensão de sólidos grosseiros consiste em uma etapa simples quando comparada a sólidos finos. Os tanques decantadores que operam essa separação podem ser do tipo batelada ou em processo contínuo. Quando em batelada, as partículas podem ser retiradas pela parte inferior do decantador e o fluido pela parte superior, mas neste caso não é possível classificar os sólidos de acordo com seu tamanho.
Já em processo continuo, é possível classificá-los, utilizando os modelos mais comuns de decantadores contínuos como o decantador de rastelo, o qual tem sua alimentação em um ponto intermediário do equipamento e também um conjunto de rastelo que arrastam as partículas grossas para sua parte superior deixando as partículas finas na parte inferior, em suspensão (BUTZKE, 2010).
Outro tipo de decantador de processo contínuo é o helicoidal, que tem sua alimentação também em um ponto intermediário, e o qual sua helicóide arrasta as partículas
1
grossas para a sua parte superior, sendo um mecanismo lento e assim, evitando