relatório qmc ufsc
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
ALUNOS:********
TURMA: *******
CURSO: Engenharia Civil
DATA: 27/08/2013
EXPERIÊNCIA N° 1
MEDIDAS E TRATAMENTO DE DADOS
1) Defina e dê exemplos para precisão e exatidão.
Precisão é a proximidade entre os diversos valores medidos de um mesmo mensurando. Quanto menor for o desvio médio destas medições, mais preciso será o instrumento. Já a exatidão é definida como a proximidade de um valor medido com o valor verdadeiro do que se mediu.
Ao se pesar uma massa de 6,000 g em duas diferentes balanças, obteve-se as seguintes medidas:
Balança 1: 6,01 g, 5,99 g e 6,02 g
Balança 2: 5,97 g, 5,88 g e 5,91 g
Calculando-se a média das medições e o desvio médio entre elas obtêm-se que o valor da medida na Balança 1 é ( 6,01
0,01 ) g. Na Balança 2 o valor da medida é ( 5,92
0,03 ) g. Neste exemplo, a balança mais precisa é a Balança 1, que teve um menor desvio médio entre as medições. A balança mais exata também é a Balança 1, cuja média das indicações ficou mais próxima do valor real da massa (6,000 g).
2) Explique detalhadamente por que, no experimento realizado, a água permanece líquida na temperatura abaixo de 0,0 °C quando adicionado sal de cozinha (NaCl).
No experimento realizado, a medida de temperatura após a adição do sal de cozinha não ficou inferior a 0,0 °C, sendo medida a temperatura de 4,2 °C. Caso a temperatura medida fosse inferior a 0,0 °C, a permanência da água em estado líquido seria explicada da seguinte forma: Ao se adicionar o NaCl à água (H2O), íons de Na+ e Cl- seriam obtidos, associando-se às partículas de H2O. A interação entre estas partículas de H2O seria fortalecida, reduzindo a tendência de o solvente escapar. O resultado deste fenômeno seria a diminuição da temperatura de congelamento da água para um valor inferior a 0,0 °C.
3) No item B do procedimento experimental da experiência 01 foi utilizada uma
balança