Laboratório
QMC 5119 – Introdução ao Laboratório de Química – 2011/1
Estudo do Equilíbrio Cromato/Dicromato
Realizado em 12/06/2013
Turma : 1003 B
Elaboração do relatório : 16/06/2013
Equilíbrio químico, é o estado na qual as velocidades das reações diretas e inversas são iguais e as concentrações dos reagentes e dos produtos se mantém inalteradas ao longo do tempo. Com isso em meados do século dezoito o químico francês Henri Louis Le Châtelier estabeleceu sua teoria na qual declara : ’’ Se for imposta uma alteração de concentrações ou de temperatura, a um sistema químico em equilíbrio, a composição do sistema desloca-se no sentido de contrair a alteração a que foi sujeita.
Equilíbrio dos Íons cromato e dicromato Primeiramente observou-se a coloração dos íons cromato e dicromato a fim de compara-los ao decorrer do experimento.
Cromato : Amarelo
Dicromato : Laranja
1) Pegou-se 2 tubos de ensaio e adicionou-se em cada tubo cerca de 5mL de soluções de cromato e dicromato respectivamente. Após gotejou-se solução de NaOH 1,0 mol/L alternadamente até a mudança de cor de um deles.
Após 3 gotas de NaOH em ambos os tubos, notou-se a mudança de coloração do dicromato tornando-se cromato (coloração amarelada). Tal fato pode ser explicado pois houve um deslocamento de equilíbrio para o sentido do cromato devido a presença de hidroxilas.
Fórmula prevista : Cr2O7 ⁻² + OH⁻ ↔ 2CrO4⁻² + H2O
2) Já neste caso adicionou-se Hcl no lugar de NaOH como no exemplo acima.
Com isso notou-se que o cromato se tornou dicromato pela mudança de sua coloração, tal fato pode ser explicado por meio da adição do Hcl (íons H⁺), o equilíbrio foi deslocado para o sentido do dicromato com o aumento da concentração hidrogênica promovendo a formação de Cr2O7,originando uma solução de coloração laranja e ácida.
Fórmula prevista : 2CrO4⁻² + H3O⁺ ↔ CrO7⁻² + 3H2O
3) Neste