Relatório qmc experimental
DEPTO. DE ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS
PRINCÍPIO DE LE CHATELIER E EQUILÍBRIO QUÍMICO
Química Geral Experimental A
1.Introdução
Ao final do experimento, os alunos deverão ser capazes de ao receber uma equação química de um equilíbrio escrever a expressão da constante de equilíbrio. Além disso, eles deverão ser capazes de aplicar o princípio de Le Chatelier e de identificar de que maneiras um equilíbrio químico pode ser afetado.
2. Resultados e Discussões
Na parte A do experimento, pegou-se 2 tubos de ensaio e colocou-se cromato e dicromato, uma solução em cada tubo. Depois, adicionou-se HCl alternadamente entre os tubos até que um mudasse de cor e guardou-se esses tubos, dicromato ficou laranja. Em outros dois tubos colocaram-se, novamente, cromato e dicromato, porém, agora, adicionou-se NaOH até que um deles mudasse de cor, cromato ficou amarelo.
Então, nos tubos que tinha sido colocado HCl, adicionou-se NaOH até que um dos deles mudasse de cor, ambos ficaram amarelo. A mesma coisa aconteceu com os tubos que tinham sido adicionados NaOH, porém colocou-se HCl, ambos ficaram laranja.
Na parte B da experiência, colocou-se 10 gotas de cromato num tubo de ensaio e adicionou-se nitrato de bário, até ocorrer algo, no caso, mudou de cor. Então, colocou-se 10 gotas de dicromato em outro tubo de ensaio e adicionou-se 4 gotas de HCl e 10 gotas de nitrato de bário, nada ocorreu.
Depois, no tubo que continha cromato, adicionou-se HCl, até ocorrer alguma coisa, teve precipitado. A mesma coisa foi feita no tubo de ensaio que continha dicromato, porém usou-se NaOH, teve precipitado. Para inverter as observações dos itens anteriores, adicionou-se NaOH ao tubo que continha cromato e HCl no que continha dicromato. Depois, pegaram-se outros dois tubos e adicionou-se 10 gotas de cromato e de dicromato, um em cada tubo. Começou-se a adicionar nitrato de bário nos dois tubos até que algo acontecesse, ambos obtiveram precipitado. Na parte