Relatório Prática 1 – Ubiquidade de Microrganismos
Instituto de Ciências Biológicas
Departamento de Microbiologia
Disciplina: Microbiologia Aplicada a Bens Culturais
Relatório Prática 1 – Ubiquidade de Microrganismos
A prática consistiu em expor ao ar quatro placas: duas de Ágar Simples (uma por cinco minutos e outra por quinze) e duas de Ágar Sabouraud (uma por cinco minutos e outra por quinze). As placas de Ágar Sabouraud foram incubadas à temperatura ambiente por uma semana e as de Ágar Simples foram incubadas de 24 a 48 horas na estufa à 37oC. O objetivo a prática foi demonstrar a existência de microrganismos na atmosfera, em praticamente todos os ambientes.
Os resultados da nossa prática foram os seguintes:
A placa de Ágar Simples que foi exposta ao ar por cinco minutos (AS 5”) apresentou uma colônia de aproximadamente meio centímetro, de superfície côncava e opaca e de borda lisa. Características de uma colônia de bactérias.
A placa de Ágar Simples que foi exposta por quinze minutos (AS 15”) apresentou uma colônia similar à já descrita anteriormente. Além dela observamos uma colônia cremosa de aproximadamente dois milímetros, de superfície convexa e brilhante, de cor ligeiramente avermelhada e borda lisa. Características de uma colônia de bactérias. Também observamos uma colônia filamentosa de textura cotonosa e cor branca, características de fungos.
A placa de Ágar Sabouraud que foi exposta ao ar por cinco minutos (SB 5”) apresentou uma colônia grande de aspecto filamentoso aveludado. A cor da frente era de um verde escuro e apresentava as bordas em uma coloração esbranquiçada. A cor do verso também era verde, embora em tons mais claros, características de fungos. A placa apresentou também uma colônia cremosa de aproximadamente um milímetro, de superfície convexa e brilhante, de cor ligeiramente avermelhada e borda lisa, como a apresentada na placa AS 15”.
A placa de Ágar Sabouraud que foi exposta ao ar por quinze minutos (SB 15”) apresentou sete