Relatório propriedades da madeira
Hibridos Duplos: (Cruzamentos de dois híbridos simples) Pouco menos produtivo em relação ao simples, semente mais barata, pouco mais variáveis as características das plantas.
2 – Fazer cruzamento entre cultivares comerciais e biparentais ou multiparentais, ou seja,
Biparentais: Cruzar duas cultivares comerciais. Ex.: G1 x G2.
Multiparentais: É o cruzamento de duas gerações F1 de cultivares comerciais, ou cruzamento de uma cultivar com a geração F1 advindo do cruzamento de duas cultivares comerciais. Como as plantas de propagação vegetativas são altamente heterozigóticas, logo, a geração será de grande variabilidade genética.
3 – É um método baseado nas diferenças fenotípicas dos indivíduos, não se conhece informações das famílias ou progênies, as variedades são obtidas da mistura de linhas puras. É eficiente apenas para caracteres de alta herdabilidade é um método mais antigo de melhoramento de plantas. Consiste em uma grande população de plantas, onde faz-se a seleção visual das plantas com características de interesse, colhe-se as sementes das plantas selecionadas e esses formarão a nova plantação, assim até a n-esima fase até a formação de nova cultivar. A seleção massa também e utilizada na produção de sementes. Nesse caso, faz-se uma seleção negativa retirando do campo de sementes plantas que tinham um padrão diferente do descrito para a variedade. Essa técnica é também chamada de roguing. ( retira planta com mistura, cruzamento naturais ou mutação natural).
4 – Genealogia: não utilizar indivíduos aparentados(depressão por endogamia) aproveitar resultado de seleção anterior.
Divergencia Genética: usar genes mais divergentes (fazer teste de DNA, análise genealógica, utilizar materiais de origens diferentes). (Explorar a Heterose)
Complementariedade: Cruzar um clone1, resistente