quimica
TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA
KAMILA RIBEIRO GHIDETTI
OLIVALDO MARQUES FERREIRA
RAQUEL DA SILVA XAVIER
DENSIDADE
VENDA NOVA DO IMIGRANTE
2013
KAMILA RIBEIRO GHIDETTI
OLIVALDO MARQUES FERREIRA
RAQUEL DA SILVA XAVIER
DENSIDADE
Relatório apresentado ao Ifes campus Venda Nova do Imigrante, curso técnico em Informática, como requisito parcial para aprovação na disciplina Química.
Professor(a) Orientador(a): Raquel da Silva Xavier.
VENDA NOVA DO IMIGRANTE
2013
1 INTRODUÇÃO
Toda matéria apresenta propriedades comuns. As substâncias apresentam, além dessas propriedades, algumas particularidades. Como o número de substâncias conhecidas é muito grande; para melhor caracterizá-las, é necessária uma classificação própria.
A classificação pode ser feita tendo como referência: a) as propriedades gerais da matéria (massa, inércia, indivisibilidade etc.); b) as propriedades funcionais (sabor, por exemplo); c) propriedades específicas. Estas últimas podem, ainda, ser de três tipos: organolépticas, químicas ou físicas.
A densidade é uma propriedade específica (porque permite identificar determinada substância) física, pois está relacionada om fenômenos físicos, ou seja, encontramos seu valor experimentalmente no comportamento de cada material quando submetido a determinadas condições de temperatura e pressão.
Por definição, densidade (d) é a massa (m) contida na unidade de volume (v) da substância. Assim sendo, matematicamente, seu valor é determinado pela razão entre a massa de uma material e o volume que essa massa ocupa:
A unidade da densidade é composta de uma unidade de massa dividida por uma unidade de volume. Assim, pode-se expressá-la, por exemplo, em g/cm3, kg/L, etc.
Alguns fatores afetam a densidade dos materiais. Um deles é a temperatura, pois com o aquecimento ocorre a dilatação do material (aumentando o volume),