Impacto ambiental
Wanderley Lemgruber de Sousa
TESE
SUBMETIDA
AO
CORPO
DOCENTE
DA
COORDENAÇÃO
DOS
PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS EM PLANEJAMENTO ENERGÉTICO.
Aprovada por:
Prof. Luiz Fernando Loureiro Legey, Ph.D.
Prof.a Alessandra Magrini, D. Sc.
Prof. Josimar Ribeiro de Almeida, D.Sc.
RIO DE JANEIRO, RJ - BRASIL MARÇO DE 2000
1
SOUSA, WANDERLEY LEMGRUBER DE Impacto Ambiental de Hidrelétricas: Uma
Análise Comparativa de Duas Abordagens [Rio de Janeiro] 2000 VII, 154p. 29,7cm (COPPE/UFRJ, M.Sc.,
Planejamento Energético, 2000) Tese - Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE 1. Impacto Ambiental de Hidrelétricas 2. Avaliação de Impactos Ambientais 3. Instrumentos de Avaliação de Impactos Ambientais. I. COPPE/UFRJ II. Título (série)
2
Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)
IMPACTO AMBIENTAL DE HIDRELÉTRICAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE DUAS ABORDAGENS
Wanderley Lemgruber de Sousa
Março/2000
Orientador: Luiz Fernando Loureiro Legey Programa: Planejamento Energético
Este trabalho faz uma apresentação e análise crítica de duas abordagens de Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) desenvolvidas para projetos hidrelétricos: o módulo ambiental do modelo SUPEROLADE e a metodologia CEPEL. Os dois instrumentos foram avaliados segundo critérios técnicos, legais, institucionais e operacionais. Para averigüar o comportamento prático das ferramentas foi realizado o estudo do caso do aproveitamento hidrelétrico de Simplício, utilizando como base o relatório de impacto ambiental (RIMA) confeccionado. A utilidade dos instrumentos de AIA apresentados foi discutida a luz das condições e processos envolvidos no